Aprender a acolher os refugiados
A Associação Comercial de Santo Tirso deu a conhecer a realidade portuguesa aos parceiros transnacionais do Projeto Erasmus+ do qual são promotores em Portugal.
Durante os dias 18 a 22 de Abril, a Associação Comercial de Santo Tirso deu a conhecer a realidade portuguesa aos parceiros transnacionais do Projeto Erasmus+ do qual são promotores em Portugal, que visa desenvolver metodologias de acolhimento, formação e integração de refugiados para entidades que estejam envolvidas nesta problemática.
No âmbito da parceria do acolhimento de refugiados em Santo Tirso, a Misericórdia recebeu os parceiros da Estónia e Noruega do Projeto promovido pela ACIST, no dia 20 de Abril, no Centro Eng. Eurico de Melo na presença do Provedor e da Diretora de Serviços Sociais e Qualidade que apresentaram a instituição e o seu enquadramento da intervenção comunitária com minorias étnicas e culturais. Esta jornada de trabalho foi dedicada à apresentação de metodologias de formação em línguas pelos parceiros da Estónia, cujo interesse abrange todos os técnicos que interagem com os refugiados e precisam de comunicar com eles, de modo a facilitar a sua integração.
Para além dos parceiros locais do acolhimento de refugiados, foram convidados a estar presentes na formação, as escolas e outros organismos que contactam com as 3 famílias de refugiados acolhidas em Santo Tirso, bem como a equipa técnica da Casa de Abrigo da Misericórdia que por vezes acolhe vítimas estrangeiras e vivencia as dificuldades de comunicação com pessoas que não dominam o inglês ou francês.
O almoço de trabalho resultou num momento de descontração e de partilha de experiências entre os presentes, precedida por uma visita às valências da instituição.
A tarde formativa foi igualmente enriquecedora, permanecendo a espectativa de que é importante aprendermos a receber os refugiados com respeito e tolerância pela sua cultura e vivência.
Últimas Notícias
Mesa Administrativa reuniu com Executivo Municipal
Reforçar laços de cooperação e partilhar projetos em curso foram os objetivos da visita institucional que decorreu no dia 11 de fevereiro, na Câmara Municipal de S...
Protocolo de cooperação com Santeiras do Coronado
Há casas que se constroem com paredes. Outras, constroem-se com afetos, memórias e mãos que criam. É nesse espírito que o protocolo de cooperação co...
Mesa Administrativa reúne com Bispo do Porto
No dia 13 de dezembro, o Paço Episcopal foi local de encontro para uma reunião que decorreu entre a Mesa Administrativa da Misericórdia e o Bispo da Diocese do Porto, D. Manuel...



