08.08.2021

Comemoração dos 136 anos da Misericórdia

Ontem sinalizou-se a comemoração dos 136 anos desta Misericórdia. Apesar das restrições, é sempre importante lembrar este dia e saber agradecer: aos presentes e aos ausentes, que deixaram um legado e uma missão conduzida, na atualidade, por esta grande família que inclui órgãos sociais, colaboradores, utentes e seus familiares, irmãos e voluntários.

Houve lugar à homenagem ao nosso instituidor, Conde S. Bento, bem como a uma Eucaristia celebrada na Capela da Misericórdia. Ali o passado fez-se presente através da junção da 1ª bandeira com uma árvore colocada sobre si representando, simbolicamente, os colaboradores, utentes e valências. Nomes que são rostos e que também são vidas. Porque, conforme referiu o Pe. Luis Mateus "não somos um lugar qualquer, não lidamos com pessoas quaisquer e temos que ir fazendo a diferença."

Esta celebração estendeu-se à comunidade e às diferentes estruturas residenciais através da transmissão direta pelo Facebook, onde decorreram festejos, mais uma vez simbólicos, a parabenizar os 136 anos de vida. Cada equipa na respetiva valência, mas unida na mesma raiz da árvore: a Misericórdia de Santo Tirso.