28.09.2017

Equipa de Noruegueses visitam Misericórdia

A Misericórdia recebeu ontem, dia 27 de setembro, a visita de uma equipa de 9 CEO da Saúde, oriundos da Noruega.

Este encontro resultou da aprovação de um Projeto de Investigação apresentado pelo Centro Hospitalar de S. João no âmbito do Programa Iniciativas em Saúde Pública (PT06) do EEA Grants, onde o Agrupamento de Centros de Saúde de Santo Tirso/Trofa foi parceiro integrante. O Projeto de Investigação foi aprovado pela entidade financiadora (Noruega) e face aos resultados obtidos no estudo, os responsáveis Noruegueses disponibilizaram-se para uma visita de trabalho em Portugal, para debaterem boas práticas e conhecer in loco como se operacionaliza o Serviço Nacional de Saúde.

Entre os dias 27 e 29 de setembro esta equipa encontra-se em visita ao Centro Hospitalar de S. João, mas também marcaram a sua presença em Santo Tirso através de uma visita ao ACES de Santo Tirso/Trofa e à Misericórdia de Santo Tirso, com o intuito de conhecerem melhor a articulação existente nos Cuidados Primários e Hospitalares. 
O acolhimento na Misericórdia foi realizado pelo nosso Provedor, através de um almoço que decorreu na Casa de Repouso de Real. Seguiu-se uma reunião de trabalho no Auditório "Centro Eng.º. Eurico de Melo", sobre a Rede Nacional de Cuidados Integrados e a articulação de Cuidados. 

A visita da equipa de Noruegueses, devidamente acompanhada por Diretores e Profissionais de saúde do Centro Hospitalar de S. João, do ACES Santo Tirso/Trofa e da ARS Norte, terminou com o conhecimento da nossa Unidade de Cuidados Continuados, tendo sido esta visita orientada pela direção clínica ali presente. 

O resultado deste encontro foi muito positivo, pois a articulação e as boas práticas existentes nos cuidados de saúde em Portugal foram bastante reconhecidos.