Fim da obrigatoriedade do uso de máscaras

Tendo em conta a evolução epidemiológica da COVID-19 em Portugal e no Mundo, foi decidido pelo Governo de Portugal rever as políticas em matéria de saúde pública vigentes no país determinando-se o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em comunidade.
No seguimento da publicação em Diário da Republica do Decreto-Lei n.º 26-A/2023 - Diário da República n.º 75/2023, 1º Suplemento, Série I de 2023-04-17, somos a informar que a utilização de máscaras deixa de ser obrigatória nas seguintes estruturas da Misericórdia de Santo Tirso:
- Clínicas médicas;
- Estruturas residenciais de acolhimento;
- Serviços de apoio domiciliário para populações vulneráveis, pessoas idosas ou pessoas com deficiência;
- Centro de Dia;
- Unidades de cuidados continuados integrados da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.
A utilização de máscara mantém-se recomendada, para visitantes e profissionais, em situações de proximidade com utentes/residentes em situação de maior vulnerabilidade, ou sempre que se julgue clinicamente justificável (para proteção de todos/as):
- Por pessoas com COVID-19, sempre que estejam na presença de outras pessoas até ao 10.º dia após a data do início de sintomas ou do teste positivo (fortemente recomendada).
- Por pessoas mais vulneráveis, nomeadamente, pessoas com doenças crónicas ou em situação de imunossupressão, com risco acrescido para COVID-19 grave, quando em situação de risco aumentado de exposição (principalmente em ambientes fechados e/ou em aglomerados).
- Adaptada à situação clínica individual, nomeadamente, às situações de perturbação do desenvolvimento ou do comportamento, insuficiência respiratória, ou outras patologias.
Últimas Notícias
Mesa Administrativa reuniu com Executivo Municipal
Reforçar laços de cooperação e partilhar projetos em curso foram os objetivos da visita institucional que decorreu no dia 11 de fevereiro, na Câmara Municipal de S...
Protocolo de cooperação com Santeiras do Coronado
Há casas que se constroem com paredes. Outras, constroem-se com afetos, memórias e mãos que criam. É nesse espírito que o protocolo de cooperação co...
Mesa Administrativa reúne com Bispo do Porto
No dia 13 de dezembro, o Paço Episcopal foi local de encontro para uma reunião que decorreu entre a Mesa Administrativa da Misericórdia e o Bispo da Diocese do Porto, D. Manuel...