07.12.2016

Misericórdia comemora 131º Aniversário e Ano Jubilar

No passado domingo, a Misericórdia de Santo Tirso assinalou o seu 131º aniversário com uma iniciativa que buscou a origem canônica da instituição. 

Este ano, em Março, o Papa Francisco anunciou o Jubileu da Misericórdia, no 2º aniversário da sua eleição ao Pontificado e durante a celebração da penitência presidida na Basílica Vaticana. «Pensei muitas vezes no modo como a Igreja pode tornar mais evidente a sua missão de ser testemunha da misericórdia. É um caminho que começa com uma conversão espiritual; e devemos fazer este caminho.»- justificou o Papa Francisco, defendendo que «ninguém pode ser excluído da misericórdia de Deus» e que a Igreja «é a casa que acolhe todos e não recusa ninguém». «As suas portas estão escancaradas para que todos os que são tocados pela graça possam encontrar a certeza e o perdão. Quanto maior é o pecado, maior deve ser o amor que a igreja manifesta aos que se convertem.» Por este entendimento, o Papa Francisco decidiu «convocar um Jubileu Extraordinário que tenha o seu centro na Misericórdia de Deus. Será um ano Santo da Misericórdia».

Mediante esta proclamação, este ano será também muito especial para a nossa instituição e o ilustre Provedor, a Mesa Administrativa e Corpos Sociais da Santa Casa manifestaram vontade expressa de este ano, comemorar o aniversário da instituição, à luz do espírito do Jubileu Extraordinário.
A celebração do Jubileu católico tem origem no Jubileu hebraico, onde a cada 50 anos, durante um ano, chamado ano sabático, eram libertados escravos, as dívidas eram perdoadas e as terras deixavam de ser cultivadas, entre outras coisas. Na tradição católica o Jubileu tem também a duração de um ano, mas tem um sentido mais espiritual, consistindo no perdão dos pecados dos fiéis que cumprem certas disposições eclesiais estabelecidas pelo Vaticano.

A 3 de Julho de 2016, a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso comemorou o seu 131ºaniversário, convidando toda a comunidade a participar numa peregrinação desde o Centro Eng.º Eurico de Melo até à Igreja Matriz de Santo Tirso (Igreja Jubilar), antecedida por uma mensagem de abertura das comemorações proferida pelo Senhor Provedor, na presença dos peregrinos (Mesa Administrativa, Corpos Sociais, Irmãos, colaboradores, utentes, familiares, voluntários…). Todos em caminhada pelo centro da cidade até à Porta da Misericórdia da Igreja Jubilar, escutaram as orações de sua excelência reverendíssima D. Pio Alves, Bispo Auxiliar do Porto e reverendíssimo Padre Paulo Teixeira, Pároco da Freguesia de Santo Tirso. Abrindo-se a Porta da Misericórdia, os peregrinos entraram e participaram ativamente na Eucaristia, que contou ainda com a presença do reverendíssimo monsenhor Celestino Ramos, irmão benemérito da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso.
Com fé e alegria, o digníssimo Senhor Provedor convidou todos os presentes a ir ao encontro do apelo do Papa Francisco, acreditando que «esta longevidade testemunha a capacidade e tenacidade de dirigentes e colaboradores que, imbuídos no espírito de servir, conseguiram minimizar o sofrimento da população mais carenciada e dar conforto aos mais desfavorecidos.»