19.03.2021

O Jornal Público voltou ao Leonor Beleza 1 ano depois

Novamente em reportagem, releia a notícia de 27 de abril de 2020 e compare com a de 18 de março de 2021. Um ano de estado de emergência no lar.

Comecemos pelos números: em 27 de abril do ano passado a reportagem anunciava 28 funcionários infetados, 44 utentes e 7 falecimentos. Volvidos 11 meses, os casos positivos totalizaram apenas um ligeiro agravamento: 30 funcionários, 56 utentes e o mesmo número de óbitos por covid-19. 

Em 2020, a reportagem começou com uma abordagem tocante: “o único resquício de normalidade era a gata amarela a passear pelos corredores do lar”. Vivia-se um panorama de medo, angústia e incerteza. O objetivo era salvar vidas e a dificuldade em aceder a testes e a equipamentos de proteção foi uma realidade. A reorganização de rotinas profissionais face ao vírus desconhecido, o viver em portas fechadas, acrescendo as dificuldades de relacionamento familiar sentidas pelos colaboradores que estiveram incansáveis, na “linha da frente”, foi muito do que a reportagem evidenciou.

Em 18 de março último, o PÚBLICO mostra uma realidade mais positiva, mas longe do regresso à tão esperada normalidade: “nos lares, devido ao processo de vacinação as mortes por covid-19 diminuíram 98% no último mês”.

Esta última reportagem reflete a grande capacidade de adaptação e resiliência dos funcionários do lar Dra. Leonor Beleza que evidenciam sinais de grande cansaço emocional, pois “durante o último ano foram reinventando limites”. Não há casos positivos dentro de portas, “mas o desconfinamento continua a ser feito de forma gradual e sujeito a restrições” onde a aproximação física entre utentes e familiares ainda não pode ultrapassar o painel dos abraços.

Partilhamos as duas diferentes reportagens para permitir ler, comparar e perceber que apesar da evolução, ainda há um caminho a ser feito até chegarmos a dias mais felizes.

Reportagem de 27-04-2020

Reportagem de 18-03-2021