17.10.2017

Trocar de Experiências e Práticas de integração de Refugiados

Trocar de Experiências e Práticas de integração de Refugiados

No passado mês de Abril, Santo Tirso recebeu os parceiros transnacionais (organizações governamentais da Noruega e da Estónia) do Projeto “together: best practices for integrating refugees”, do qual a ACIST- Associação Comercial de Santo Tirso é entidade coordenadora e representante de Portugal neste projeto.

Os parceiros transnacionais tiveram a oportunidade de conhecer o enquadramento das políticas sociais e organismos estatais e privados de apoio aos refugiados do nosso país.

Entretanto, entre 11 a 15 de Setembro, na cidade de Molde – Noruega, decorreu um Encontro no qual a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso esteve presente com a ACIST, em representação do grupo de entidades locais que integram o Protocolo de Acolhimento de Refugiados em Santo Tirso, que constituiu um Programa de aprendizagem / treino de integração de refugiados.

A experiência foi extremamente enriquecedora, sendo que foi dada a conhecer a realidade social da Noruega e os recursos, metodologias e serviços disponíveis para os refugiados entre outros indivíduos estrangeiros, que procuram nesse país desenvolvido oportunidade para refazerem a sua vida, fugindo da guerra, torturas e de miséria.

Não obstante as diferenças históricas e culturais dos três países envolvidos (Portugal, Estónia e Noruega), é interessante analisar que alguns constrangimentos são semelhantes, embora o caminho para os superar seja muito diferente.