Introdução

Em comemoração do 126º aniversário da Misericórdia de Santo Tirso, dinamizou-se uma iniciativa que envolveu a participação das entidades locais intervenientes na questão social: o Fórum "Rostos de Solidariedade".

Decorreu no passado dia 6 de Julho, no Auditório do Centro Eng. Eurico de Melo e teve como principais objectivos debater a realidade do Terceiro Sector no contexto actual, bem como envolver a comunidade na dinâmica institucional. Nesse sentido, logo após a Sessão de Abertura que contou com as ilustres presenças do Provedor desta Instituição, Sr. Alberto Machado Ferreira e do Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Eng. Castro Fernandes, foi apresentado pela primeira vez um vídeo institucional que dá a conhecer o crescimento da Misericórdia de Santo Tirso desde 1885 até aos dias de hoje.

A manhã foi ainda marcada por um debate moderado pelo jornalista da TVI, Victor Pinto, que envolveu os vários intervenientes nos problemas que afectam o Terceiro Sector e consequentemente a Misericórdia de Santo Tirso.

A dar rosto ao debate contamos com a preciosa colaboração do pároco de Santo Tirso, Padre Celestino Ramos, do Dr. Joaquim Faria e Almeida (Presidente do Definitório da ISCMST), do Dr. Carlos Azevedo (Coordenador Geral da UDIPSS - Porto) do Dr. Rui Ribeiro que defendeu a visão do sector empresarial e finalmente do Dr. António Queiroz e Menezes, em representação das famílias/clientes a quem a nossa instituição presta serviço.Essencialmente voltado para o debate e partilha de ideias, foi muito importante o momento proporcionado pela Dra. Raquel Franco, Coordenadora do Projecto Impulso Positivo, onde apresentou soluções criativas em torno da inovação social.

O envolvimento dos participantes foi facilmente conseguido através do almoço destinado aos dirigentes ou representantes das entidades locais, bem como aos Corpos Sociais da Instituição, devidamente representados em todo o evento. Assim, num ambiente descontraído, onde foi visível a construção/fortalecimento de relações entre instituições, muitas ideias e soluções foram partilhadas em conjunto.

Forum Rostos de Solidariedade